15 dez

FEED DOG Brasil 2020 :: Festival de filmes de moda começa em 15 de dezembro

Nesta terça-feira, 15 de dezembro, o FEED DOG Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda dá início à edição 2020, em formato online para se adequar às demandas sanitárias relacionadas à Covid-19. Até o dia 20 de dezembro, serão apresentados quinze filmes, muitos deles inéditos no Brasil, discutindo tanto a criação dos grandes estilistas quanto a democratização da produção e acesso à moda, além de suas transformações face à política e à economia.

Entre as produções internacionais, destacam-se os excelentes documentários Machines (2017), de Rahul Jain, que acompanha a rotina exaustiva de operários numa gigantesca usina de tecidos na Índia, e Alexander McQueen (2018), de Ian Bônhote e Peter Ettedgui, retrato sobre o estilista que subverteu os códigos da alta costura.

LEIA MAIS
Oscar 2021 :: Documentário de Bárbara Paz sobre Héctor Babenco representará o Brasil
Cine Ceará 2020 :: A Meia Voz, documentário autobiográfico, vence o festival
Podcast 2020 #21 :: Documentários biográficos musicais

 

 

Já a programação brasileira inclui Favela É Moda (2019), de Emílio Domingos, vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival do Rio, além de Fios de Alta Tensão (Sérgio Gagliardi-Gag, 2018) e Deixa na Régua (Emílio Domingos, 2016), cada um deles debatendo, à sua maneira, a estética e a inclusão social. Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (2019), de Marcelo Gomes, também integra a seleção com um olhar à cidade de Toritama, Pernambuco, que gira em torno da indústria do jeans.

Além da exibição de filmes, o festival apresenta lives, debates e oficinas gratuitas. Em 16 de dezembro, a curadora e crítica de cinema Flávia Guerra promove a discussão “A moda além da roupa”, às 19h30. Você descobre a seleção completa, atividades paralelas e horários de exibição na página oficial do FEED DOG.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *