15 mar

Curta Taquary 2024 :: Começa a 17ª edição do evento pernambucano. Confira a programação

Programado para acontecer nas cidades pernambucanas de Taquaritinga do Norte e Toritama até o dia 22 de março, o 17º Curta Taquary começa neste sábado, 16. As atividades do evento pernambucano começam cedo, a partir das 06 horas da manhã, com um plantio especial de mudas nativas no afluente do Rio Capibaribe, reforçando, mais uma vez, a ideia de “valorizar a sétima arte e fomentar educação e preservação ambiental”. O local que receberá a ação será o Viveiro Florestal, no bairro Capibaribe, em Taquaritinga do Norte. Às 09:30, acontece o 7º Encontro de Cinema e Educação, no Salão Paroquial (Rua José Bezerra de Andrade), que pretende compartilhar vivências sobre mostras, festivais de cinema e filmes socioambientais no Nordeste. Tiago Delácio (Cineasta e coordenador de programação do festival MARÉ – Recife/PE), Sergio Onofre (Circuito Penedo de Cinema/AL), Karlinne Cordeiro (Diretora de Economia Criativa do Município de Penedo/AL) e Mica Xukuru (Professora e cineasta indígena da Ororubá Filmes/TI Xukuru do Ororubá, Pesqueira /PE) participam do bate-papo. Marcelo Ikeda (Professor e pesquisador – Fortaleza/CE) será o mediador.

Plantio de mudas. Crédito: Oscar Araujo

As sessões do Curta Taquary 2024 começam pela tarde. A partir das 13:30, o público presente poderá assistir, também no Salão Paroquial, aos títulos da Mostra Competitiva Pernambucana 1: Memória de Um Quilombo, O Som da Pele, Náufrago e Abodô. Em seguida, às 14:30, acontece, no mesmo local, outra reunião do 7º Encontro de Cinema e Educação, com a exibição de curtas produzidos através das oficinas Cinemando realizadas nas cidades de Poção e Brejo da Madre de Deus. Na sequência, ocorre o diálogo “Experiências de sustentabilidade: onde, como e para quem?”, com Danielle Jansen (Arte-educadora, produtora e agrônoma – Garanhuns/PE), Mavi Brilhante (Ativista ambiental – João Pessoa/PB) e Kleber Xucuru (Cineasta e produtor – Território Indígena Xukuru/PE), e mediado por Nielson Rodrigues (Professor e Pesquisador – IFPE).
LEIA MAIS
– Curta Taquary 2024 :: Apresentada a identidade visual da 17ª edição
– Curta Taquary 2024 :: Revelados os filmes da 17ª edição
No final da tarde, às 17:30, serão projetados três curtas da Mostra LPG – Taquaritinga do Norte na Praça Otto Sailer (Exibição no Kurta na Kombi). São eles: Progresso na Estrada, Encantos da Taquara e Amaro Rezador. Às 19, acontecem as últimas sessões do dia, no mesmo espaço. Ciranda Feiticeira, Navio, Do Tanto de Telha no Mundo e Pulmão de Pedra dão o pontapé inicial no primeiro dia da Mostra Competitiva Brasil.

Vale lembrar que, em 2024, o festival conta com 11 mostras competitivas: Mostra Brasil e Mostra InternacionalMostra Primeiros Passos (para diretores/as em seu primeiro trabalho); Mostra Dália da Serra (voltada para filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas); Mostra Universitária (direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação); Mostra Diversidade (obras que abordem questões de sexualidade e de gênero, em suas mais diferentes formas e perspectivas); Mostra Curtas Fantásticos (filmes de horror, ficção científica e fantasia); Mostra Criancine (curtas voltados para o público infanto-juvenil; Mostra PernambucanaMostra AgresteMostra Por Um Mundo Melhor (produções com foco na educação ambiental). A programação completa do evento pode ser conferida clicando aqui.

Victor Hugo Furtado

Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios e revistas como colunista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *