5 mar

Associação de Críticos do Rio promove evento comemorativo do centenário de Ingmar Bergman

A ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro) dá o pontapé inicial nas comemorações do centenário do cineasta sueco Ingmar Bergman com um evento especial que ocorrerá entre os dias 9 e 11, na cinemateca do MAM, o Museu de Arte Moderna, na capital fluminense (Av. Dom Infante, 85, Aterro do Flamengo). Serão exibidos em 35mm filmes emblemáticos como Morangos Silvestres (1957), Persona (18h30), Fanny & Alexander (1982) e O Sétimo Selo (1957). O único longa a ser projetado a partir de uma cópia bluray é Sarabanda (2003). A maioria das sessões será sucedida de um debate com membros da entidade.

A entrada é franca e a disponibilidade dos ingressos está sujeita à lotação da sala. Confira a programação completa do evento que contará, inclusive, com a presença do nosso editor Marcelo Müller:

Dia 9/3 – Sexta-feira

16h30 – Morangos Silvestres (Smultronstället), Suécia, 1957. Com Victor Sjöström, Bibi Andersson e Ingrid Thulin. 91′. Legendas em português. Exibição em 35mm.
Classificação indicativa 10 anos

18h30 – Quando Duas Mulheres Pecam (Persona), Suécia, 1966. Com Bibi Andersson e Liv Ullman. 85′. Legendas em português. Exibição em 35mm. Sessão seguida de debate com os críticos Marcelo Janot, Mario Abbade e Susana Schild e mediada pelo presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ, Rodrigo Fonseca. Classificação indicativa 14 anos

 

Dia 10/3 – Sábado

15h30 – Fanny & Alexander (Fanny och Alexander), Suécia/França/Alemanha Ocidental, 1982. Com Bertil Guve, Pernilla Allwin e Kristina Adolphson. 183′. Legendas em português. Exibição em 35mm. Sessão seguida de debate com os críticos Ricardo Cota e Luiz Fernando Gallego Soares, e as integrantes da Sociedade Brasileira de Psicanálise Mônica Aguiar e Ana Sabrosa. Mediação do presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – ACCRJ, Rodrigo Fonseca.
Classificação indicativa 14 anos

 

Dia 11/3 – Domingo

15h30 – O Sétimo Selo (Det sjunde inseglet), Suécia, 1957. Comn Max von Sydow, Gunnar Björnstrand e Bengt Ekerot. 96′. Legendas em português. Exibição em 35mm. Sessão seguida de debate com os críticos Ricardo Largman, Filippo Pitanga e Marcelo Müller e mediada pela crítica Ana Rodrigues. Classificação indicativa 12 anos

19h – Sarabanda (Saraband), Suécia/Dinamarca/Noruega/Itália/Finlândia/Alemanha/Áustria, 2003. Com Liv Ullman e Erland Josephson. 107′. Legendas em português. Exibição em bluray. Sessão seguida de debate com os críticos Daniel Schenker e Leonardo Luiz Ferreira e mediada pela crítica Ana Rodrigues.
Classificação indicativa 16 anos

 

(Fonte: Redação PdC)

backup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *