17 jan

Bilheterias EUA :: Pânico tira Homem-Aranha: Sem Volta para Casa da liderança

Finalmente, algum filme conseguiu destronar Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021) das bilheterias norte-americanas. Após quatro semanas sem concorrentes à altura, a produção da Marvel foi superada por Pânico (2022), quinto filme de terror da saga. O projeto arrecadou US$ 30,6 milhões no fim de semana, e deve chegar a US$ 35 milhões, quando contabilizados os resultados do feriado de Martin Luther King.
Este resultado ultrapassa com facilidade a estreia do filme anterior, Pânico 4 (2011), que faturou US$ 18,7 milhões nos três primeiros dias em cartaz. Com um orçamento de apenas US$ 25 milhões, o quinto filme volta a dar lucros aos produtores, o que viabiliza novos capítulos para o futuro. Em segundo lugar, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa soma US$ 20,6 milhões à impressionante quantia de US$ 1,6 bilhão no mundo todo. Esta é a quarta maior bilheteria de todos os tempos nos Estados Unidos.
LEIA MAIS
Crítica :: Pânico (2022)
Crítica :: Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Bilheterias crescem no Brasil em 2021, mas cinema nacional sofre forte queda

Na terceira colocação, Sing 2 (2021) acrescentou US$ 8,3 milhões ao total de US$ 215, 7 milhões. A animação familiar tem apresentado forte sustentação semana após semana, sinal de forte boca a boca entre os espectadores. O segundo filme se aproxima da marca total de US$ 270 milhões obtidos pela aventura original, em 2016, em tempos pré-pandemia. Na quarta colocação, As Agentes 355 (2022) sofreu forte queda, registrando apenas US$ 2,3 milhões. Somando à bilheteria internacional, o filme de ação liderado por mulheres atinge fracos US$ 11 milhões em duas semanas.
O top 5 é completado por King’s Man: A Origem (2021), com US$ 2,2 milhões, e US$ 92,5 milhões desde o lançamento. Esta semana traz dois lançamentos nacionais, de potencial modesto de público: a aventura histórica A Filha do Rei (2022), com Pierce Brosnan e Kaya Scodelario, e o drama histórico Redeeming Love (2022), estrelado por Abigail Cowen.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *