2 fev

Carl Weathers, o Apollo de Rocky: Um Lutador, morre aos 76 anos

O intérprete de um dos mais famosos atletas da cultura pop faleceu nesta sexta-feira, 02. Carl Weathers, ator responsável por encarnar o imponente pugilista Apollo Creed, de Rocky: Um Lutador (1976), nos deixou aos 76 anos. Sem revelar a causa da morte, a família de Weathers, em comunicado, afirmou que o artista “morreu pacificamente”. Na mesma nota enviada à imprensa, os entes próximos lembraram de Carl como “humano excepcional que viveu uma vida extraordinária”. Relembre a trajetória do astro abaixo.

LEIA MAIS
Chita Rivera, ícone da Broadway, morre aos 91 anos
Jandira Martini, atriz e autora, morre aos 78 anos
Norman Jewison, cineasta indicado sete vezes aos Oscar, morre aos 97 anos

Carl Weathers nasceu na cidade de Nova Orleans, Luisiana, nos EUA, em 1948. Estudou na Universidade Estadual de San Diego e, antes da vida artística, foi membro do Comitê Olímpico Norte-americano e atuou como profissional do Futebol Americano. Nos anos 1960, quando ainda era atleta, começou a trabalhar como figurante de filmes e séries, sempre em funções que destacavam sua força física. Estreou em Hollywood num papel menor de Magnum 44 (1973), ao lado de Clint Eastwood. Três anos depois, após passar por diversos testes, garantiu lugar importante no elenco da então aposta Rocky: Um Lutador (1976), escrita pelo novato Sylvester Stallone. Na obra, Carl interpreta o premiado boxeador Apollo Creed – personagem inspirado em Muhammad Ali – que concede chance especial ao azarão Rocky (Stallone) numa luta de exibição. Vencedor de três Oscars (num total de dez indicações), incluindo Melhor Filme, o longa ganhou diversas sequências, tornando Weathers e Stallone famosos, além de parte da cultura pop mundial. Apollo, inclusive, sempre foi valorizado como representante de peso da cultura afro-americana. Décadas depois, essa grandiosidade ganhou sua própria saga cinematográfica com Creed.

Nos anos 1980, entre os filmes da saga Rocky, esteve em O Predador (1987), outro projeto que estabeleceu uma cinessérie. Nos anos 1990, o ator também ganhou espaço especial nos corações dos fãs de Adam Sandler. Em Um Maluco no Golfe, de 1996, Carl dá vida ao excêntrico treinador de golfe Chubbs, que precisa instruir o revoltado Happy Gilmore.

Para as novas gerações, Weathers também é popular por ter integrado o universo Star Wars. Entre 2019 e 2023, atuou em The Mandalorian, no papel de Greef Karga. Por esse trabalho, que foi seu derradeiro, foi indicado ao Emmy. Entre os anos 1970 e 2020, o artista participou de 80 produções. Carl deixa dois filhos, Jason e Matthew Weathers.

Victor Hugo Furtado

Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios e revistas como colunista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *