21 abr

Circuito de palestras gratuitas sobre o cinema brasileiro começa em 27 de abril

Em 27 de abril se inicia o Circuito Virtual de Palestras: Cinema Brasileiro – Uma Reflexão sobre o Contemporâneo. A iniciativa gratuita é constituída de 35 encontros, sendo 28 focados no público geral, incluindo estudantes, e os demais voltados exclusivamente aos professores. As palestras vão até novembro, abordando temas como a produção audiovisual, o desenvolvimento de roteiros, a criação de figurino e os organismos de fomento.

A primeira palestra será ministrada por Anna Muylaert, diretora de Que Horas Ela Volta? (2015) e Mãe Só Há Uma (2016). Em 27 de abril, às 16h, ela efetua uma comunicação intitulada “Panorama do Cinema Brasileiro Contemporâneo”. Em seguida, os temas serão “Panorama das Narrativas Ficcionais do Cinema Brasileiro” (dia 28, com Sabrina Anzuategui), “Panorama das Produções de Animação no Brasil” (dia 29, com Sávio Leite) e “Documentário: O que é? Como Fazer?” (dia 29, com Flávio Brito).

LEIA MAIS
Mostra de Cinema Poesia na Tela começa dia 21 de abril em formato online
CineSerra :: Festival gaúcho disponibiliza acervo de filmes brasileiros online
Curtaflix :: Festival de curtas online traz 293 títulos gratuitos

 

Anna Muylaert

 

Através destes encontros, os organizadores pretendem aprofundar a relação do público com o cinema nacional, analisando os filmes enquanto material de ensino e ferramenta de reflexão. Segundo Cynthia Alario, “os filmes se tornaram uma eficiente porta de entrada para acessarmos novas culturas. Além disso, as produções audiovisuais estão cada vez mais presentes nas salas de aula como mais uma opção pedagógica”.

O Circuito Virtual de Palestras é uma iniciativa da Brazucah Produções, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Todas as informações sobre datas e temas dos encontros, além de formulários de inscrição, se encontram na página oficial do evento.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *