3 fev

Quatro oficinas gratuitas de audiovisual abrem vagas para mulheres baianas

As mulheres residentes na Bahia e interessadas em formações audiovisuais têm uma ótima oportunidade nos próximos meses: o emCINE Online #mulheresnoset está com vagas abertas para a inscrição de até 160 candidatas, cisgênero ou transgênero, interessadas em quatro cursos: produção de arte, figurino, assistência de câmera e técnicas de som.

As inscrições vão até o dia 19 de fevereiro, por meio do site oficial do Benditas Projetos Criativos. Cada curso, de carga horária de 15h, será ministrado entre os dias 1 e 26 de março, por Camila Ribeiro, Fabíola Silva, Diana Moreira e Marise Urbano. As aulas ocorrem em formato online e gratuito, ao vivo, com capacidade para até 40 alunas por turma.

LEIA MAIS
Percurso de Sombras :: Diretor maranhense lança vaquinha para seu novo filme
2ª Mostra Macambira :: Abertas as inscrições para curtas dirigidos por mulheres
Mulheres dirigiram número recorde de filmes em Hollywood em 2020

 

Camila Ribeiro, professora da oficina de Produção de Arte

 

Para se inscrever, é exigida a idade mínima de 18 anos. Com participação de pelo menos 75% do curso, as alunas receberão um certificado ao final. Em paralelo às oficinas, quatro lives sobre temas ligados ao audiovisual serão organizadas no canal do Benditas no YouTube, entre os dias 9 e 12 de fevereiro, com mediação de Sofia Federico.

Os cursos do emCINE tiveram uma primeira edição em 2018, voltada ao público iniciante. Na época, foram formadas 200 mulheres em distintas áreas da produção cultural, na intenção de reduzir a desigualdade do setor audiovisual, ainda dominado por homens brancos. Em 2021, a iniciativa conta com recursos do Estado da Bahia por meio da Lei Aldir Blanc.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *