22 dez

Que recordes de bilheteria Homem-Aranha: Sem Volta para Casa já quebrou?

Na última semana, a indústria de Hollywood foi pega de surpresa pela estreia de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021). No período em que os cinemas ainda lutam para reestabelecer os números de bilheteria pré-pandemia, a nova produção da Marvel faturou US$ 600,8 milhões em três dias (US$ 260 milhões apenas nos Estados Unidos e Canadá), e se tornou a melhor estreia de todos os tempos no Brasil. Isso tem despertado uma discussão a respeito do monopólio dos blockbusters no circuito — a produção ocupou mais de 90% das salas de cinema pelo país. Leia a nossa crítica.
A importante reflexão é acompanhada de uma série de recordes estabelecidos pelo novo Homem-Aranha, comandado por Tom Holland no papel principal. O site The Hollywood Reporter listou as principais conquistas do filme no circuito. Abaixo, você descobre também a edição do podcast Papo de Cinema, dedicada a Sem Volta para Casa:

  • Terceira maior estreia mundial de todos os tempos, depois de Vingadores: Ultimato (US$ 1,2 bilhão) e Vingadores: Guerra Infinita (US$ 640 milhões).
  • Segunda maior estreia nos Estados Unidos e Canadá, com US$ 260 milhões, perdendo apenas para Vingadores: Ultimato (US$ 357 milhões).
  • Maior estreia de todos os tempos no mês de dezembro, superando Star Wars: O Despertar da Força (US$ 529 milhões).
  • Maior estreia de todos os tempos para a Sony Pictures, ultrapassando Homem-Aranha 3 (US$ 381 milhões).
  • Maior estreia de todos os tempos no México (US$ 32,4 milhões), e segunda maior estreia de um filme norte-americano na Índia (US$ 18,2 milhões). A produção ainda não estreou no Japão e na China, dois grandes mercados para a Disney/Marvel.

LEIA MAIS
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa se torna a maior abertura de todos os tempos no Brasil
Trailer “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”
Saiu! Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa ganha novos cartaz e trailer. Confira!

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *